Os quartéis do Corpo de Bombeiros do Paraná estão recebendo doações para auxiliar as famílias afetadas pelo tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, na sexta-feira (7). O fenômeno climático deixou cinco mortos e deixou mais de 1.000 pessoas sem casa na cidade, que tem aproximadamente 14 mil habitantes.
Segundo a Defesa Civil do Paraná, a prioridade é arrecadar alimentos não perecíveis, água potável, itens de higiene e limpeza e roupas íntimas novas. O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, destacou que, por enquanto, não há necessidade de roupas comuns, que serão solicitadas em um segundo momento.
“Estamos recebendo grande volume de donativos. Contamos com três pontos de coleta quase lotados e estamos abrindo novos locais de armazenamento com a ajuda de pessoas da comunidade”, afirmou Schunig. Ele acrescentou que todas as doações passarão por triagem e seleção antes de serem distribuídas às famílias afetadas.
Além dos quartéis do Corpo de Bombeiros, unidades da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também estão recebendo doações desde sábado (8). Como cerca de 90% da cidade foi atingida, parte dos donativos está sendo encaminhada para municípios vizinhos, como Laranjeiras do Sul, onde foi montado o primeiro abrigo provisório, que atualmente atende cerca de 30 pessoas.
Outras estruturas emergenciais foram instaladas em Rio Bonito do Iguaçu, incluindo um centro de acolhimento, triagem e cadastro, além de um centro de alimentação para atender os desalojados.
Equipes da Copel (Companhia Paranaense de Energia) trabalham na substituição de mais de 300 postes danificados e na reconstrução da rede elétrica da cidade, com cerca de 60 postes já instalados até sábado. A religação completa da energia será feita em uma segunda etapa. A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) restabeleceu a captação e o tratamento de água por volta do meio-dia de sábado, mas ainda há trechos internos de tubulação danificados, causando vazamentos que precisam ser corrigidos.