Carregando...

Furtos de cabos deixam Centro de Maceió novamente no escuro

Reprodução/Ilumina Maceió

Em menos de um dia após uma tentativa de furto de fios no Shopping Popular, o Centro de Maceió voltou a ser alvo de ações criminosas contra a rede de iluminação pública. Durante a madrugada desta terça-feira (11), cerca de 180 metros de cabos de cobre foram levados da Praça Dom Pedro II, localizada em frente à Assembleia Legislativa de Alagoas.

De acordo com a Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), equipes técnicas foram até o local para realizar o levantamento do material furtado e iniciar a reposição ainda nesta tarde. A ação faz parte de uma série de crimes que têm causado prejuízos significativos e deixado vários pontos da cidade às escuras.

No calçadão do comércio, também foram constatados danos nos postes de iluminação, utilizados de forma ilegal para o furto de energia elétrica. Segundo a Ilumina, além de gerar custos para o poder público, essa prática representa risco de choque elétrico tanto para os responsáveis pelo crime quanto para pedestres que circulam pela região.

Somente em 2025, mais de 21 mil metros de cabos já foram furtados em diferentes bairros da capital. Em alguns casos, como o registrado em janeiro na região do viaduto da PRF, os criminosos conseguiram levar até 15 mil metros de fios de uma só vez.

Para tentar conter as perdas, a Ilumina tem substituído o cobre por alumínio, material de menor valor comercial, e vedado as caixas de passagem com concreto, dificultando novas investidas.

O diretor-presidente da autarquia, Gutenberg de Melo, fez um apelo à população: “Esses furtos causam prejuízo direto aos cofres públicos e comprometem o trabalho das equipes. Pedimos que a população denuncie qualquer movimentação suspeita para ajudar a identificar os responsáveis”, destacou.

Na segunda-feira (10), uma tentativa de furto no Shopping Popular já havia deixado o local sem energia elétrica. Na ocasião, cerca de 120 metros de cabos foram cortados e precisaram ser substituídos pelos técnicos da Ilumina.

Últimas notícias

Polícia

PM-AL recupera veículos roubados e apreende drogas e simulacro em operações distintas

Maceió

Procon Maceió interdita academia na Jatiúca por irregularidades e risco elétrico

Polícia

“Serial killer de Maceió” volta a culpar entidade divina por assassinato de Beatriz Henrique

Alagoas

Alagoas se destaca na COP30 com avanços ambientais e políticas de sustentabilidade