Uma tragédia abalou o município de Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas, no último domingo (9). Um menino de apenas 3 anos morreu após apresentar sintomas que, segundo familiares, seriam compatíveis com uma picada de cobra venenosa. No entanto, o laudo preliminar do Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca classificou a causa da morte como indeterminada, o que mantém o caso em investigação.
De acordo com o IML, o exame cadavérico inicial não conseguiu comprovar a presença de veneno no organismo da criança. Para confirmar ou descartar a hipótese de envenenamento, será necessário um exame complementar, que será realizado pelo Serviço de Verificação de Óbito. O resultado desse procedimento deve ser divulgado dentro de 30 dias.
A criança chegou a ser atendida na Unidade Mista Doutor Djalma Gonçalves, em Pão de Açúcar. Durante o atendimento, os profissionais de saúde observaram hemorragia facial e duas pequenas perfurações na pele, compatíveis com mordida de serpente. O menino sofreu duas paradas cardiorrespiratórias e chegou a ser reanimado, mas seu estado clínico piorou antes que pudesse ser transferido para outro hospital.
A família afirma que a vítima teria sido picada enquanto brincava em casa, e mantém a suspeita de que a morte foi causada por um acidente com uma cobra. Entretanto, os parentes aguardam o resultado dos exames para que as circunstâncias do ocorrido sejam definitivamente esclarecidas.