Carregando...

Lula Defende que o Estado Deve Assegurar Acesso a Medicamentos

Lula diz que Estado deve garantir acesso a medicamentos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou que os investimentos em políticas públicas voltadas para garantir o acesso a medicamentos não devem ser vistos como despesas, mas como uma estratégia vital para a preservação de vidas. Essa afirmação ocorreu durante sua visita ao complexo industrial da Brainfarma em Anápolis (GO), na última quinta-feira (26).

“Eu sou do tempo em que as pessoas pobres iam ao médico, recebiam a receita e levavam para casa, colocando-a embaixo do travesseiro ou em um copo na prateleira, esperando o dinheiro chegar para comprar o remédio. Como o dinheiro não chegava, muitas vezes as pessoas morriam sem poder comprar o medicamento”, discursou o presidente.

Lula destacou que o programa Farmácia Popular foi criado com o intuito de assegurar à população o acesso a medicamentos essenciais, considerando-o um direito humano fundamental.

Dever do Estado

“Se a pessoa não pode comprar, o Estado tem a obrigação de garantir esse direito. Muita gente acha que isso é gastar muito dinheiro. Eu, sinceramente, não vejo limite de investimento melhor do que colocar dinheiro para salvar a vida de homens, mulheres e crianças neste país”, afirmou.

O presidente também lembrou que o programa oferece 41 medicamentos de uso contínuo, ressaltando que, conforme o Ministério da Saúde, existem medicamentos que podem alcançar preços de até R$ 1 milhão no mercado.

Fonte: Agência Brasil

BANNER POSIÇÃO 03

Últimas notícias

Luana Piovani fecha contrato de R$ 300 mil com sindicato do Banco Central para contestar PEC da autonomia financeira

Como Regularizar a Biometria e Garantir Benefícios do INSS

Vereador do PT Detido em São Paulo por Conexões com Empresa de Ônibus Associada ao PCC

Lula Nomeia Teresa Leitão como Nova Líder do Governo no Senado

BANNER POSIÇÃO 02
BANNER POSIÇÃO 04