O Governo do Paraná confirmou nesta terça-feira (11) a sétima vítima fatal dos tornados que atingiram o estado na última sexta-feira (7). José Eronides de Almeida, de 70 anos, morreu no sábado (8), em Rio Bonito do Iguaçu, após sofrer insuficiência cardíaca aguda, considerada relacionada ao estresse pós-trauma causado pela tempestade.
Com isso, sobe para sete o total de mortes confirmadas no estado: seis em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), 20 pessoas continuam internadas: 11 em hospitais de Guarapuava, 6 em Laranjeiras do Sul e 3 em Cascavel. Até o momento, 835 pessoas foram atendidas com ferimentosprovocados pelos tornados.
A Sesa informou que 16 mil insumos médicos, incluindo frascos de soro, ataduras, seringas e agulhas, foram distribuídos para apoiar os atendimentos. O Corpo de Bombeiros encerrou as buscas na área urbana e concentra-se agora na restauração de serviços essenciais e na distribuição de alimentos, água e donativos.
Rio Bonito do Iguaçu, com cerca de 14 mil habitantes, foi a cidade mais atingida, tendo 90% dos imóveis destruídos. O governo do estado destinará R$ 50 milhões para a reconstrução, sendo que cada família poderá receber até R$ 50 mil. A reconstrução de escolas já foi autorizada e a prova do Enem na cidade foi adiada. Moradores que recebem benefícios do INSS podem solicitar a antecipação de pagamentos.
O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, descreveu a situação como “cena de guerra”. Familiares relataram momentos de desespero: Antonio Gieteski contou que seu pai, uma das vítimas, foi atingido quando a casa em que estava foi arremessada pelo vento, ficando sob escombros.