A Polícia Civil de Alagoas prendeu, nesta segunda-feira (10), um ex-funcionário do setor de tecnologia da informação de uma rede de supermercados de Maceió, suspeito de invadir os sistemas internos da empresa e realizar furtos. O homem foi detido em sua residência, localizada no bairro Tabuleiro do Martins, parte alta da capital.
De acordo com as investigações, o suspeito utilizava seu conhecimento técnico para acessar remotamente credenciais internas da empresa e desviar valores em dinheiro. Ao todo, ele teria movimentado cerca de R$ 40 mil, parte do montante transferida para contas de apostas online.
Em uma das ações, o investigado teria invadido o sistema de segurança da rede, desativado as câmeras e aberto portas eletrônicas para ter acesso à tesouraria, de onde subtraiu aproximadamente R$ 6 mil em espécie.
“No ataque mais recente, ele conseguiu visualizar o interior da tesouraria por meio do sistema de câmeras, desligou os equipamentos e utilizou o controle das portas automáticas para entrar no local e levar o dinheiro”, detalhou a Polícia Civil em nota.
O delegado José Carlos, responsável pelo caso, informou que o ex-funcionário possuía amplo domínio em informática e agia de forma planejada, apagando rastros digitais para tentar dificultar as investigações.
Durante o cumprimento dos mandados de prisão preventiva e busca domiciliar, expedidos pela 3ª Vara Criminal da Capital, foram apreendidos equipamentos eletrônicos que serão periciados. O suspeito confessou os crimes, segundo a polícia.