A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (14) uma grande operação que resultou na prisão do influencer digital Bruno Alexssander Souza Silva, conhecido como Buzeira, investigado por participação em um esquema de lavagem de dinheiro vinculado ao tráfico internacional de drogas. Ao todo, a ação cumpriu 11 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão em quatro estados brasileiros: São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Durante as buscas, foram apreendidos carros importados de luxo, joias e grandes quantias em dinheiro. As investigações indicam que os valores oriundos das atividades ilícitas foram movimentados principalmente no mercado de apostas eletrônicas, as chamadas “bets”.
Buzeira, que possui mais de 15 milhões de seguidores nas redes sociais, ficou conhecido por realizar rifas e sorteios de carros, artigos de luxo e outras promoções para engajar seu público.
Além das prisões, a Justiça determinou o bloqueio de bens e valores que ultrapassam R$ 630 milhões. A operação, chamada Narco Bet, contou com a colaboração da Polícia Criminal Federal da Alemanha (Bundeskriminalamt – BKA), que emitiu uma ordem de prisão contra um investigado atualmente no país europeu.
Esta ação é um desdobramento da Operação Narco Vela, que visava combater o tráfico de drogas por via marítima no litoral brasileiro. As investigações apontam que o grupo criminoso utilizava criptomoedas e transferências internacionais para ocultar a origem dos recursos ilegais.
Os envolvidos poderão responder por crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa, com indícios de atuação transnacional, conforme divulgado pela Polícia Federal.